Pombo é uma ave que vive na proximidade dos seres humanos há milhares de anos. Existem mais de 300 espécies diferentes de pombos que podem ser encontrados em todo o mundo (excepto no deserto Sáara, na Antártida e no Ártico). Maior variedade de pombos existe na Índia, Malásia, Ásia e Austrália. Pombos habitam matas, florestas tropicais, savanas, áreas rochosas e até desertos. Ao lado de grande número de pombos em estado selvagem, centenas de milhares vivem em cativeiro.

E como já deve ter desvendado hoje vamos falar de pombos, ou melhor, sobre 10 Factos Interessantes Sobre Pombos.

O tamanho do pombo depende da sua espécie. Pombos de grande porte podem chegar a 48cm de comprimento e 4 quilos de peso. Pombos pequenos chegam a medir 13cm e pesar apenas 23 gramas.

Os pombos podem ter plumagem monótona ou colorida, dependendo do habitat e do tipo de dieta. O tipo mais comum de pombo (o que vive nas cidades) tem a plumagem acinzentada. Em média, pombo tem 10 000 penas no corpo.

Pombos têm músculos superfortes usados para voar e conseguem fazê-lo até uma altitude de dois mil metros. Conseguem voar a uma velocidade de 95km/hora e o pombo mais rápido conhecido conseguiu atingir os fenomenais 148km/hora.

Os pombos podem mover suas asas dez vezes por segundo e manter os batimentos cardíacos numa média de 600 vezes por minuto, durante um período de 16 horas.

Estas aves têm sentido auditivo muito sensível. São capazes de detetar tempestades distantes, terremotos e erupções vulcânicas.

Pombos são criaturas monógamas e, se não forem separados, pode produzir até 8 ninhadas por ano quando o alimento é abundante. As aves jovens dependem dos seus pais durante os dois primeiros meses de vida. Ambos os pais cuidam das crias.

Os pombos podem sobreviver mais de 30 anos em estado selvagem e são animais altamente inteligentes. Entre a vasta lista de animais eles fazem parte de reduzida lista de espécies capazes de se reconhecer no espelho, de encontrar mesmas pessoas em duas imagens diferentes e reconhecer todas as letras do alfabeto!

Por isso da próxima vez que espantar um pombo ou lhe der comida, saiba que de uma forma ou de outra ele vai lembrar-se da sua cara. Leia mais sobre os pombos aqui.

Mantenha-se Eco.

Anúncios