Ah, mosquitos – os insetos que são universalmente odiados. Estas pragas portadoras de doenças passam a vida sugando o sangue de qualquer coisa que se move, inclusive nós. Mas vamos por um momento olhar para as coisas do ponto de vista do mosquito.

Os mosquitos são os animais mais mortais na Terra

É isso mesmo, mais mortes estão associadas com mosquitos do que com qualquer outro animal no planeta. Os mosquitos podem carregar grande número de doenças mortais, incluindo a malária, dengue, febre amarela e encefalite. Eles também são portadores de dirofilariose, que pode ser letal para os animais de estimação como cães.

Só as fêmeas de mosquitos picam seres humanos e animais, os machos alimentam-se só de néctar de flores

Não é nada pessoal quando os mosquitos sugam o seu sangue. As fêmeas precisam de proteína para os seus ovos e, naturalmente, precisam de uma refeição de sangue a fim de os reproduzir. Como os machos não arcam com a responsabilidade de produzir as crias, eles vão evitá-lo completamente e vão diretos às flores.

Alguns mosquitos não picam os seres humanos preferindo outros hospedeiros como anfíbios e aves

Nem todas as espécies de mosquitos alimentam-se de pessoas. Alguns mosquitos especializam-se em outros animais e não nos incomodam de todo. Culiseta melanura, por exemplo, faz questão de picar só as aves exclusivamente. Outra espécie de mosquito, Uranotaenia sapphirina, é conhecido por se alimentar só de cobras, lagartos e sapos. Bom apetite.

Os mosquitos voam a uma velocidade de 2,5km/h

Isso pode parecer rápido, mas no mundo dos insetos os mosquitos são realmente lentos. Se fosse realizada uma corrida entre os insetos voadores, todos os outros competidores ganhariam o mosquito. São tão limitados que mesmo as borboletas, gafanhotos e as abelhas todos terminariam bem à frente destes traquinas. E se você caminhar rápido o suficiente também consegue fugir do mosquito.

As asas de um mosquito batem 300-600 vezes por segundo

E isso explica o irritante zumbido que se ouve pouco antes de um mosquito aterrar em si e pica-lo.

Os mosquitos sincronizam o batimento das suas asas para realizar o dueto de amantes

Os cientistas pensavam que só mosquitos machos podiam ouvir as batidas de asas das suas potenciais companheiras, mas uma pesquisa recente sobre mosquitos Aedes aegypti provou que as fêmeas também ouvem os seus amados. Quando o macho e fêmea se encontram, o seu zumbido é sincronizado com a mesma velocidade. Imagine aquele zumbido dos desgraçados duplicado, ah, que romântico.

Há mosquitos que viajam mais de 170km só para reproduzir as larvas

A maioria dos mosquitos emergem de seu terreno fértil aguado e ficam perto de casa para o resto da vida. Mas alguns, como o mosquito sal de pântano, voam longas distâncias para encontrar o melhor lugar para viver, com todo o néctar e sangue que poderiam desejar.

Todos os mosquitos precisam de água para se reproduzir

Algumas espécies de mosquitos também se reproduzem em poças deixadas após uma tempestade. Apenas algumas polegadas de água é tudo o que é preciso para uma fêmea depositar seus ovos. Minúsculas larvas do mosquito desenvolvem-se rapidamente em banhos de pássaros, calhas do telhado ou qualquer outro objeto que serve de recipiente. Portanto, se quiser manter os mosquitos longe de sua casa, precisa de ser vigilante sobre qualquer água parada que esteja por perto.

Um mosquito adulto pode viver durante 6 meses

Poucos, provavelmente, conseguem atingir tais datas, dado a nossa tendência de andar a palmada com os bobos que tentam picar-nos. Mas, em certas circunstâncias, um mosquito adulto tem uma expectativa de vida bastante longa, para um inseto, claro.

Os mosquitos detetam dióxido de carbono a uma distância de 25 metros

O dióxido de carbono que os seres humanos e outros animais produzem, é o sinal chave para mosquitos que uma potencial refeição de sangue está nas proximidades. Uma vez que uma fêmea mosquito sente CO2 na vizinhança, ela voa de trás para a frente através da pluma de CO2 até que localiza a sua vítima. E é assim que não só contribuímos para o aquecimento global, mas também encaminhamos os mosquitos até nós.

Mas não deixe que os mosquitos o encontrem, veja aqui os melhores artigos de citronela para lhes confundir os cheiros.

Mantenha-se ECO.

Anúncios